-INIBIÇÃO DA SÍNTESE DA PAREDE CELULAR: A parede celular da bactéria é formada por peptídeoglicano. A penicilina e outros antibióticos impedem a síntese completa dele, consequentemente enfraquece a parede celular e a celula sofre a lise.
-INIBIÇÃO DA SÍNTESE PROTEICA: A biossíntese de DNA, RNA e proteínas envolve um número de reações bioquímicas complexas. Vários antibióticos realizam suas ações inibitórias interferindo com as diversas etapas de síntese proteica, como as tetraciclina, rifacimina,
-DANOS Á MEMBRANA PLASMÁTICA : vários antibióticos, especialmente os polipeptídios, promovem alterações na permeabilidade da membrana plasmática. As polimixinas rompem os fosfolipídeos destruindo a características normal de permeabilidade da membrana, deixando escapar substâncias essenciais das células, causando morte celular. Esses antibióticos que atacam a membrana, possuem uma castia lateral de ácidos graxos, esses que, quando alcançam a membrana plasmática, mergulham em sua parte lipídica e a porção básica permanece na superfície. Essa intercalação de moléculas provoca sua desorganização, resultando na saída dos componentes celulares e morte da bactéria.
-TOXIDADE SELETIVA: matar ou inibir o microrganismo sem afetar o hospedeiro. Esta toxidade se baseia nas diferenças entre a estrutura e a composição química das células procarióticas e eucarióticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário