Esses animais apresentam uma cavidade corporal interna do tipo celoma.
- Organização corporal:
- Cabeça: abriga o encéfalo e os principais órgãos sensoriais, como olhos e tentáculos;
- Pé: musculoso e adaptado à locomoção , pode modificar-se em tentáculos, em algumas espécies;
- Massa visceral: que abriga órgãos corporais, como o estômago, o coração e os órgãos reprodutores e excretores.
- Manto e concha:
Em alguns moluscos, como nas lulas, a concha é interna e formada por um material semelhante à cartilagem. Nesse caso, ela não serve como proteção, mas colabora na manutenção do formato hidrodinâmico desses animais. Em outros, como os polvos e as lesmas, não há concha.
- Nutrição e sistema digestório:
Nos herbívoros e predadores, a boca apresenta uma estrutura típica chamada rádula, órgão musculoso com aspecto de lixa, pois é recoberto por uma camada rígidos dentes microscópicos. A rádula é usada na raspagem de superfície do substrato, retirando alimentos- algas, por exemplo. O alimento ingerido é envolvido por muco e conduzido as estômago.
Moluscos filtradores, como os mexilhões, não possuem rádula: as partículas de alimento em suspensão na água são retidas nas brânquias e conduzidas à boca.
- Respiração e circulação:
Nos moluscos aquáticos, as trocas gasosas ocorrem através de brânquias. Em muitas vezes as trocas ocorrem através da superfície do manto ou da epiderme. Nos moluscos exclusivamente terrestres, há um tipo de pulmão, uma cavidade do manto ricamente vascularizada.
- Excreção:
- Sistemas excretor e sensorial:
- Locomoção:
Em muitas ostras, o pé achatado é usado na escavação ou ancoragem. Outros, no entanto, são capazes de deslocar-se na água por propulsão a jato, provocada por repetidos movimentos de abertura e fechamento da concha.
As lulas são excelentes nadadoras, a cavidade do manto enche-se de água, que é expelida em movimentos rápidos, provocando um efeito de propulsão a jato.
Em geral, deslocam-se utilizando seus longos tentáculos para rastejar sobre o fundo do mar.
- Reprodução e desenvolvimento:
- Classificação dos moluscos:
- Classe Gastropoda: É o grupo mais numeroso, entre lesmas, caramujos e caracóis, são, na maioria marinhos. Tem uma concha formada por uma única peça espiralada. Algumas espécies, como as lesmas não apresentam concha. Em geral, o pé permite a locomoção por rastejamento mas, dependendo da espécie, pode atuar na natação ou na escavação. O pé, tem um tipo de tampa calcária, o opérculo, que fecha a abertura quando o animal se retrai para o interior da concha. Na cabeça, há dois órgãos de equilíbrio, um ou dois pares de tentáculos e, em algumas espécies, também existem olhos. O sistema digestório apresenta uma rádula. A cavidade do manto abriga as brânquias ou os pulmões.
- Classe Bivalvia: É achatado lateralmente, incluindo o pé. Adaptados a um modo de vida séssil, são filtradores e apresentam alguns órgãos e sistemas reduzidos. A rádula esta ausente e não apresentam olhos. Alguns podem ter ocelos em outras partes do corpo. A concha é constituída por duas peças.
- Classe Scaphopoda: Os escafópodes caracterizam-se pela concha tubular, aberta nas duas extremidades e ligeiramente curvada. Eles não tem olhos e apresentam pequenos tentáculos que utilizam na captura de alimento.
- Classe Aplacophora: Grupo de moluscos desprovidos de concha. Podem apresentar espiculas ou escamas calcárias seretadas pela epiderme. Muitas espécies vivem enterradas em fundos arenosos ou lodosos dos mares. Outras vivem sobre cnidários, dos quais se alimentam.
- Classe Cephalopoda: Inclui alguns dos mais conhecidos moluscos: lulas, polvos, sibas e náutilos. A concha pode estar ausente, como nos polvos; ser interna e reduzida, como nas sibas e lulas; ou ainda ser externa e espiralada, como nos náutilos. A concha dos náutilos compõe-se de uma série de câmaras dispostas linearmente, das quais apenas a última, maior e mais nova, é habitada pelo animal. A cabeça dos cefalópodes geralmente apresenta um par de olhos bem desenvolvidos, e a boca é rodeada por uma coroa de braços ou tentáculos. Em muitas espécies, os braços são dotados de ventosas.
- Classe Monoplacophora: A concha dos representantes dessa classe é formada por uma peça única, que recobre dorsalmente, como um capuz. A cabeça é pequena, e os olhos, ausentes . Vivem nos sedimentos de águas profundas. A rádula é membranosa e bastante alargada.
- Classe Polyplacophora: Popularmente chamados de quítons, tem o corpo alongado e achatado, dotado de um pé bem desenvolvido. São exclusivamente marinhas, vivendo todas em profundidade. A maioria dos poliplacóforos é herbívora, mas algumas espécies alimentam-se tanto de algas quanto de pequenos invertebrados.
https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1518&bih=691&q=moluscos+&oq=moluscos+&gs_l=img.3...968.3772.0.4136.11.10.0.0.0.0.398.1060.3-3.3.0....0...1ac.1.64.img..8.3.1046.z_RtOEGaKEs#imgrc=BWj26hcm98cSYM%3A
https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1518&bih=691&q=moluscos+&oq=moluscos+&gs_l=img.3...968.3772.0.4136.11.10.0.0.0.0.398.1060.3-3.3.0....0...1ac.1.64.img..8.3.1046.z_RtOEGaKEs#hl=pt-BR&tbm=isch&q=moluscos+estrtura+corporal++simples+&imgrc=c2ZkVCLAOxwP7M%3A
Nenhum comentário:
Postar um comentário