Uma característica exclusiva dos cnidários é a presença de células urticantes, os cnidócitos, na superfície corporal. Essa característica faz com que esses animais fiquem conhecidos por causar qu
eimaduras em banhistas nas praias.
- Estrutura corporal:
Entre esses dois tecido existe uma camada de material amorfo, a mesogleia, que é continua, mas mais espessa na região do corpo e mais fina na região dos tentáculos.
No interior do corpo, existe a cavidade gastrovascular , que se prolonga para o interior dos tentáculos, prolongamentos que circulam a boca.
2. Tipos celulares:
Os cnidócitos podem ocorrer em toda a epiderme, mas são mais numerosos na região da boca e nos tentáculos. Essas células contém uma organela, denominada nematocisto, que consiste em uma minúscula capsula contendo um filamento enovelado em seu interior. Essa capsula é mantida fechada por um opérculo, estímulos tácteis ou químicos fazem o nematocisto disparar: o opérculo é aberto e o filamento é projetado para fora.
- Pssuem duas formas: a de pólipo e a de medusa;
A maior parte das espécies de cnidários é carnívora. Os tentáculos envolvem a presa, e os cnidócitos descarregam toxinas. O animal capturado é, então, conduzido em direção à boca e ingerido.
- A digestão ocorre, inicialmente, na cavidade gastrovascular. As células glandulares da gastroderme secretam as enzimas digestivas que atuam sobre o material ingerido.
4. Circulação, respiração e excreção:
Não dispõe de sistema respiratório. A distribuição de material nutritivo pelo corpo do animal ocorre através da cavidade gastrovascular. A parede corporal da maioria dos cnidários é muito fina: as trocas gasosas e a eliminação de excretas, especialmente amônia, ocorrem por difusão entre o corpo do animal e a água circudante.
5. Movimentação:
Possuem células que provocam o alongamento ou o encurtamento das fibras do corpo, permitindo o rastejamento, além dos movimentos dos tentáculos e de abertura e fechamento da boca. A maioria dos pólipos consegue rastejar, e alguns até mesmo se deslocam dando cambalhotas ou nadando com a agitação dos tentáculos.
As medusas são capazes de nadar por um sistema de propulsão. A contração coordenada da musculatura do animal produz movimentos de pulsação, expulsando um jato de água que impele a medusa na direção oposta à da boca.
6. Reprodução:
- Reprodução por brotamento: Pólipos de muitas espécies se reproduzem por brotamento. O broto surge a partir de uma dobra da parede corporal e compartilha a cavidade gastrovascular do pólipo gerador. Após a formação d boca e dos tentáculos, o broto se destaca e origina um indivíduo independente.
- Poliformismo reprodutivo: As medusas produzem gametas a partir de células da gastroderme e os liberam pela boca. A fecundação pode ser interna ou externa. O zigoto desenvolve-se em uma lava ciliada que se fixa e origina um pólipo que se reproduz por um tipo de brotamento denominado estrobilização, que da origem a inúmeras medusas jovens, estas crescem até a forma adulta fechando o ciclo.
Referências: https://www.google.com.br/search?q=reino+metazoa&biw=1366&bih=622&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAmoVChMIrr-fpdrdxgIVxpENCh0ziw1c#tbm=isch&q=cnidarios&imgrc=CYgWBrIn0f19VM%3A
https://www.google.com.br/search?q=reino+metazoa&biw=1366&bih=622&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAmoVChMIrr-fpdrdxgIVxpENCh0ziw1c#tbm=isch&q=cnidarios+movimantacao
https://www.google.com.br/search?q=reino+metazoa&biw=1366&bih=622&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0CAcQ_AUoAmoVChMIrr-fpdrdxgIVxpENCh0ziw1c#tbm=isch&q=cnid%C3%A1rios+reproducao
Nenhum comentário:
Postar um comentário