Cladograma
É uma representação gráfica das hipóteses sobre os parentescos(relações filogenéticas) de organismos de especies diferentes.Por meio do cladograma procura-se reconstruir os eventos das divisões de uma liagem em duas durante o processo evolutivo.
Neles os nos ou nodos,que são os pontos de encontro entre duas linhas,representam o mesmo ancestral para especies diferentes.Os cladogramas são construidos a partir da analise de conjuntos de características morfológicas ou moleculares ,onde algumas características em comum(apomorfícas) derivadas(originam-se a partir de outras caracteriais anteriores ), antigas ou primitivas ( pleromorficas) de organismos primitivos.
Os cladogramas são produzidos através da divisão(polarização) dos caracteres em primitivos e derivados das variadas características usados no processo :são comparadas,geralmente utilizando o menor numero de ramificações com a escolha do "menor" cladograma.
Por meio deles podemos reconstruir as relações de parentescos dos seres vivos,permitindo , assim,melhor estudo da sua evolução ,alem de propor sistemas de classificações cientificamente testáveis.
O cladograma também é muito importante na pesquisa de medicamentos e profilaxia,pois seu uso permite estudar a evolução da patogenicidade e virulência destes seres,possibilitando reconstruir seus estados ancestrais dos organismos ate suas moléculas.
OBS: PLESIOMORFIA: características ancestrais primitivas.
APORMOFIA: Características novas ou derivadas,evolutivas presentes somente em um grupo.
SINAPORMORFIA: São características homologas apomorficas em comum em dois ou mais táxons.